terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Carmina Burana.. Desmistificando o seu valor popular!

É muito fácil rotular algo que nem ao menos conhecemos.
Quando nos deparamos com o Cd da Família Lima, logo criamos uma barreira ao conhecer o título " Carmina Burana", aí pensamos em música clássica, música para as pessoas de alta sociedade.. aff.. um pré conceito horrível, como se "pobre" só ouvisse funk .. ai ai em.. Esta certo que muito tem a ver com o meio cultural que cada um vive, mas hoje a música clássica é bem mais acessível. Enfim...
Estava vendo algumas coisas na net e achei esta reportagem sobre a FL e o show feito na Usina do Gasômetro- RS.
Destaquei as partes que achei realmente legais.. Desmistifica o rótulo que infelizmente muitos tem em relação a música da FL.

Parem com pré conceitos, amplie sua mente... abra seu leque de conhecimentos.


"O grande destaque da noite de sábado na Usina do Gasômetro foi o show da Família Lima. O grupo, além de apresentar canções conhecidas do público, tocou obras do seu último trabalho, Carmina Burana, inspirada nas composições do alemão Carl Orff. Com fôlego invejável para muitas bandas pop, a Família Lima demonstrou uma boa performance de palco, tocando com vigor digno de astros do rock'n'roll.

O show contou com músicas que misturam o erudito ao rock e ao metal, graças à combinação de instrumentos acústicos e eletrônicos. Segundo Amon-Rá Lima, em entrevista ao clicRBS, essa mescla é conseqüência natural de seu estilo em busca de uma experimentação através de efeitos sonoros.

- Chegou um momento em que eu disse: tenho que tocar violino elétrico, pela liberdade que me dá - enfatiza.

Sobre a questão do rock erudito, Lucas Lima complementa que buscou inspiração em bandas como a australiana Silverchair, que apresentavam suas músicas, de rock, com uma certa essência da música erudita.

O grupo conta que a essência da banda, hoje, vem do fato de que, quando se encontram para trabalhar em novas músicas, cada um traz consigo o aprendizado do período em que estiveram afastados. Assim, com diversas influências, compõem sempre uma obra peculiar. Lucas salienta que desde o início da carreira já mesclavam diversos estilos, alternando e reunindo ritmos.

- Resolvemos optar por não optar, misturando tudo - finaliza.

Sobre o novo trabalho, Carmina Burana, o grupo orgulha-se de ter lançado o projeto de forma independente. Até por ser um combo de CD e DVD com 24 faixas e um desenho especial de capa, o que contribuiu para deixar as gravadoras receosas em investir na obra. A independência, porém, como destaca Lucas, deu liberdade para que trabalhassem a música como realmente queriam. Ele inclusive admite ter gostado muito do trabalho:

- Eu não paro de ouvi-lo - confessa. "

Nem eu.. rs


Fonte:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/usinadenatal/noticia/detalhe/Familia-Lima-empolga-publico-no-Gasometro.html

Nenhum comentário: