quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Chocolate!

Humm...
quem consegue resistir em?
A Tati Mayer me informou que o Amon é um íntegro "chocólatra".
Então resolvi abrir um post com esse delicioso tema: Chocolate.

Espero que gostem.

A história do chocolate

O chocolate não era considerado um alimento, ele era muito utilizado em celebrações, rituais, chegando até mesmo a ser considerado como moeda.

Seu surgimento vem desde as civilizações asteca e maia, onde hoje fica o México e a Guatemala. No tempo dessas civilizações o chocolate era considerado um presente dos deuses, trazendo sabedoria e poder para quem o consumisse em rituais.
Os povos dessas civilizações torravam as sementes do cacau e misturavam iguarias como, por exemplo: pimenta, uma base de milho fermentado e especiarias. O que resultava em um sabor bem diferente do que se conhece hoje e tinha também uma consistência líquida.
Com as invasões espanholas na América, o chocolate foi levado para o continente europeu e foi sendo modificado nos mosteiros espanhóis.
Na Suíça, recebeu açúcar e leite e passou a ter uma consistência diferente.
Neste site: http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/chocolate/home.html você terá mais detalhes, esta bem mais explicado e bem histórico. Vale a pena conferir.

THEOBROMA CACAU O cacaueiro ( " Theobroma cacau" theobroma, significando , em grego, alimento dos deuses } é uma árvore equatorial a tropical que precisa de chuvas regulares, solo profundo a fértil. É uma árvore frágil, delicada, sensível a extremos climáticos.
Sua altura atinge entre 5 e 10 metros na maturidade; os primeiros frutos podem ser colhidos mais ou menos 5 anos após o plantio; cada fruto contém entre 20 a 40 sementes envoltas numa polpa macia de cor marrom embranquecida.
Na época da safra, o cacau é colhido, aberto, as sementes são separadas, fermentadas e secadas. A fruta deve ser tratada imediatamente após sua colheita, para evitar o apodrecimento. Vinte a quatro horas após a abertura da fruta começa o processo de fermentação, cujo objetivo é livrar a semente de sua mucilagem, destruir o embrião (para evitar a germinação da semente).
Na fase de secagem o cacau é espalhado ao sol e mexido regularmente para manter as sementes arejadas a não permitir a formação de bolor. A secagem natural, ao sol, propicia um cacau de qualidade. Chegam as fábricas processadoras, onde passam pela descascagem, as cascas são retiradas e eliminadas.
Em seqüência, são moídos e passados por rolos de diversos tamanhos até se obter uma massa de partículas finas. Essa massa pode ter dois destinos diferentes: a fabricação de chocolate em pó ou a produção de chocolate. (o que mais gostamos rs)

- Na tempera, o chocolate é temperado para passar do estado líquido para o estado sólido, através de um processo de cristalização.
- Na modelagem, o chocolate é moldado e passa por um túnel de refrigeração ( 10/12 graus centígrados ). Na saída do túnel o chocolate é desmoldado.
Todo este processo é altamente delicado - qualquer descuido, principalmente na fase de conching a tempera pode ocasionar a perda de um lote.
Na fabricação do chocolate é usada a massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau, e, possivelmente, leite. Todo fabricante tem, para cada um de seus produtos, uma formulação própria, onde a proporção dos ingredientes varia conforme o produto final. A fabricação de chocolate é composta de cinco etapas básicas: malaxação, refino, conching, tempera, a modelagem.
- Na malaxação a massa de cacau é misturada com as outras matérias primas em uma até obter-se uma massa homogênea.
- No refino essa massa passa por moedores que reduzem as partículas da mesma.
- No conching, uma operação crucial pois da ao chocolate toda sua firmeza a suntuosidade. E uma operação demorada : pode durar de 12 horas até 5 dias.

Valor Nutritivo
O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C.
Estudos recentes sugerem a possibilidade de o consumo moderado de chocolate preto e amargo trazer benefícios para a saúde humana, nomeadamente devido à presença de ácido gálico e epicatecina, flavonóides com função cardioprotectora.
Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes. O chocolate constitui ainda um estimulante devido à teobromina, embora de fraca capacidade. O chocolate também possui endorfina e cafeína.
Fonte:Wikipedia

Não podemos esquecer também que o chocolate tem gordura, o qual é armazenado pelo corpo como fonte de energia, ou seja, gordurinhas a mais.
Por isso coma sempre chocolate, mas com muuuita moderação.
Há! e Pratique atividade física.. sempre.

Chocolate

Ame e seja amado,
delicie-se com um pedaço do pecado.
Sinta-se lambusado
mas respire aliviado.
Sinta o aroma.
Goze do sabor
Respire fundo,
faça amor.
Se convença que um pedaço a mais não fará mal.
mas apenas um pedaço pequeno.
A gula é pecado!
Ei! tire a mão,
este pedaço é meu..
está bem eu divido,
um doce beijo,
vem o desejo..
hum... chocolate.
AnaCaTrin.

Um comentário:

Ju Farina disse...

Chocolate??gosto puco viuu!!

Fala serio... é dificil eu passar um dia sem! AMOOOO!!

Anaa seu blog tah showww to amandoo!!
Eee q bom q vc colocou as fotinhos do Manifesto!!

Um bjãoooo