quinta-feira, 9 de abril de 2009

Familia Lima no Teatro Municipal de Niterói - RJ

24, 25 e 26 de abril

- Sábado, às 21 horas
- domingo, às 19 horas
• R$ 50,00
- Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel.: 2620-1624

"A apresentação mostra o novo trabalho da Família Lima, o disco que se baseia na obra Carmina Burana do compositor erudito Carl Orff. No novo CD, a partir da partitura original, elementos de rock & roll, jazz e música eletrônica são inseridos e, em muitos casos, até substituídos por instrumentos sinfônicos, o que dá às músicas uma energia renovada e traz canções já consagradas para um contexto sonoro ainda mais contemporâneo.

*Estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos e pessoas com necessidades especiais têm 50% de desconto no valor do ingresso. "

http://www.tmnit.com.br/index.php?op=programacao

"A Família Lima, após fase em que apresentou ao público uma música a qual nem sempre representava sua identidade real, traz ao teatro Municipal de Niterói, dias 25 e 26 de abril seu álbum mais livre, verdadeiro e ousado até agora: Carmina Burana.
Apesar dos freqüentes convites ao longo de 2006 e 2007, a Família Lima deliberadamente se recolheu da mídia nacional, no intuito de refrescar sua imagem e aumentar a expectativa de seu público já cativo.
Este projeto, que começou sua fase de concepção em Agosto de 2005, agora toma a forma de um veículo que vai levar aos seus ouvintes uma imagem muito mais precisa da proposta da banda do que qualquer outra obra antes lançada.
O disco se baseia na obra Carmina Burana, do compositor erudito Carl Orff, obra esta que teve sua estréia mundial em 1937, na Alemanha. Uma coletânea de 24 canções, baseadas em textos medievais encontrados em 1803 em uma abadia na região da Alta Baviera.
O que a Família Lima fez foi selecionar 18 destas músicas e inseri-las ao longo do disco, mas não em sua forma original. A partir da partitura original, elementos de rock & roll, jazz e música eletrônica foram inseridos e, em muitos casos, até substituem os instrumentos sinfônicos, o que dá a estas músicas uma energia renovada e traz canções já consagradas para um contexto sonoro ainda mais contemporâneo.
Além destes trechos da Carmina Burana, ainda estão no disco e no show composições próprias como Inverno, que utiliza samples de um dos movimentos do Inverno das Quatro Estações de Vivaldi; músicas de outros compositores eruditos como Rimsky-Korsakov ( O Vôo do Besouro, da ópera Czar Saltan, música extremamente conhecida do público geral, apresentada pela Família Lima com uma sonoridade eletrônica, com loops de Drum n’ Bass) e Verdi (Va Pensiero, ária da ópera Nabucco, canção também conhecidíssima que, na versão da Família Lima, teve a participação do renomado guitarrista Tomati, do Sexteto do Jô), além de outras composições, próprias ( Silêncio, Sombra na Parede) e de outros compositores atuais (Mal Nenhum, de Otávio de Moraes e Daniella Mônaco).

O conceito geral do álbum é o de um enfoque maior à intenção e construção artística, e não necessariamente suprir um hiato de mercado. A própria capa já revela isso: não uma foto, mas uma obra de arte, um quadro pintado especificamente para ser a capa deste disco pelo consagrado artista plástico Flávio Scholles, que apresenta em sua tela “Linha do Tempo”, uma demonstração didática e artística da evolução do pensamento humano, baseando-se, principalmente, nas artes plásticas e na música.
Em nenhum momento a banda se preocupou em “vamos fazer isto para vender mais” (isto fica claro no fato de que quase 70% do disco é cantado em Latim). "
http://jornalculturaviva.blogspot.com/2009/04/familia-lima-no-teatro-municipal-de.html

Nenhum comentário: